sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Ai os Astros...


Outro dia sonhei com uma espécie de chantagem. No sonho a pessoa em questão fazia coisas contra si mesma afim de chamar minha atenção, pra que eu me sentisse culpada. Hoje ao refletir sobre o ocorrido, lembrei de ter passado por algo assim com a mesma pessoa do sonho e, na situação real, cortei logo o assunto e disse: Vai, faça! E claramente a pessoa recuou.

Hoje, em uma situação de vida cotidiana tive a oportunidade de ver a CULPA. Ao observar a dinâmica de uma família, mãe gestante, filho mais velho e irmã mais nova, de repente achei tudo ali muito familiar.

Estava eu encostada numa coluna aguardando ser chamada quando as duas crianças começaram a brincar em torno de mim. Corriam um atrás do outro, eu sorria vendo a cena até que a primeira reprimenda veio. A mãe olhou com um olhar fulminante pro filho mais velho e atribuiu a ele a responsabilidade sobre a situação, onde, teoricamente, ao participar da brincadeira ele estava colocando a irmã menor em risco(queda). Vi aquele menino baixar a cabeça e sua luz se apagar. A pequena não queria parar a brincadeira e bateu nele, a mãe os separou dizendo que não podia bater e tal.

Em outro momento, ainda enquanto esperávamos o menino sentou embaixo do balcão de atendimento e a mais nova o acompanhou. Ali a pequena começou a interagir com o irmão, oferecer-lhe a fruta que estava comendo, ele recusou e, de repente, vejo a mãe novamente com um olhar fulminante repreendendo o menino. Ela falava bem baixinho enquanto ele ia se curvando e se pudesse teria se fechado como um tatu. Nesse instante minha ficha caiu, a CULPA se tornou palpável.

Aquele olhar, eu conhecia aquele olhar...

Foi impossível não me perguntar se eu não teria passado por aquilo na infância, por ser a filha mais velha. Naquele momento vi as vontades daquele menino serem anuladas pelo peso da responsabilidade de manter o bem-estar ao seu entorno.

Tudo isso aconteceu num posto de saúde. Tecnicamente era pra eu estar em outro lugar mas, o que me levou ao posto de saúde hoje foi ter perdido a data da consulta da minha filha que estava agendada há meses, fui tentar remarcar. Ontem a noite quando percebi meu erro, eu só conseguia repetir: Cara, eu nunca perdi uma consulta médica na minha vida. Tentei não me sentir culpada mas essa fala ficou reverberando em minha mente. 

P.S. Minha filha já me disse que tem medo do meu olhar.

Sobre os Astros, eles me disseram que o eclipse me traria informações e, quer creiamos ou não, algo aqui se encaixou.

Por hora é isso, tem coisas que preciso digerir e ainda não consigo colocar em palavras.

Xêro!


Naiala Ferreira


Imagem: Pinterest

Nenhum comentário: